Total de visitas: 103
Linguagem
Linguagem

A atuação na área de linguagem abrange o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para que a linguagem oral se desenvolva adequadamente, a criança precisa ter uma boa saúde, principalmente com relação à saúde auditiva, neurológica e emocional. Além disso, é necessário que as pessoas que convivem com a criança conversem e brinquem com ela, para que se sinta estimulada a falar. Nesta área, as queixas mais comuns são: retardo de linguagem, trocas de sons na fala, distúrbios de leitura e escrita e Distúrbio de Fluência (gagueira).

Percebe-se o retardo de linguagem quando a criança demora a desenvolver a  fala.

As trocas de sons são muito comuns e ocorrem quando a criança não consegue produzir um determinado som e troca por outro que ela conhece. Observe a fala da criança com atenção, pois até os 5 anos de idade ela já deverá produzir todos os sons corretamente.

É importante observar pois se a criança fala errado no período de alfabetização tende a escrever da mesma forma que fala, então quanto antes reverter essa alteração mais a criança será beneficiada.

Os distúrbios de leitura e escrita ocorrem tanto em adultos, quanto em crianças.Os achados mais comuns na leitura abrangem dificuldades para associar cada letra aos seus respectivos sons e compreensão e memorização de textos. Os achados mais comuns na escrita envolvem dificuldades para associar cada som da fala à suas letras, trocas de letras e redação de textos.

 

 

 Alteração de linguagem em pacientes que sofreram lesões neurológicas:

São dificuldades para falar ou compreender que podem ser expressas de diversas maneiras. Podem ser trocas de letras, sons, palavras, dificuldade para iniciar ou manter uma conversa.

São conhecidas como Afasias ou disartrias e quanto antes for iniciado o tratamento fonoaudiológico, maior é a possibilidade reabilitação da fala.